require "menu-fontes.htm";?>
|
Marketing social, |
::
Instituto Ethos
|
Entidade que congrega mais de 300 associados, foi criada em 1.998, para " ajudar as empresas a compreender e incorporar o conceito de responsabilidade social no cotidiano de sua gestão". Referência na área, desenvolve programas e projetos, edita publicações, promove eventos, organiza sistemas de informações e banco de dados voltados para ações empresariais socialmente responsáveis e patrocina Prêmios nacionais - Prêmio Ethos Valor e Prêmio Ethos de Jornalismo, além de campanhas e outras atividades. Em março de 2.001, no Dia do Consumidor, lançou o site Arakatu.net, " uma comunidade virtual onde consumidores, empresas, entidades sociais e governos poderão se reunir e articular em torno do consumo consciente". O site do Instituto é riquíssimo, contendo, além de material institucional, artigos, documentos, links, notícias e uma seção de perguntas e respostas. Indispensável para estudiosos, especialistas, formadores de opinião, executivos e empresários. (http://www.ethos.org.br) |
|
|
::
Balanço Social - IBASE |
Excelente site do IBASE - Instituto Brasileiro de Informações Sociais e Econômicas que traz um material relevante sobre balanço social e responsabilidade social (legislação, links, conceitos etc). Visita obrigatória para os estudiosos, profissionais e pesquisadores da área. Aproveite e visite também o site do IBASE. (http://www.ibase.br) (http://www.balancosocial.org.br) |
|
|
::
Business for Social Responsibility |
Importante entidade internacional, que objetiva contribuir para que as empresas possam conciliar seu desempenho econômico com o respeito aos valores éticos, aos cidadãos, às comunidades e ao meio ambiente. No seu site, oferece rico material institucional e também valiosas informações sobre responsabilidade social, ética nos negócios, participação comunitária e direitos humanos ,dentre outros temas. (http://www.bsr.org) |
|
|
::
The Prince of Wales International Business |
Organização internacional, sem fins lucrativos, que foi fundada em 1.990, e que tem como objetivo promover práticas de responsabilidade social, comprometido com a ética, os valores humanos, a cidadania e o desenvolvimento sustentável. No seu site, traz um rico material sobre respnsabilidade social e temas conexos, além de material institucional. (http://www.pwblf.org) |
|
|
::
GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas |
Constituído em 1.995, o Gife é a primeira associação da América Latina, integrada por organizações privadas que disponibilizam recursos para projetos sociais. Ele tem como objetivo " contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações de origem empresarial e de outras entidades privadas que realizam investimento social voluntário e sistemático, voltado para o interesse público." O site do Gife apresenta material institucional, mas também informações sobre o Centro de Referência Patrícia Bildner, um acervo significativo sobre investimento social no Brasil e no mundo, em fase de organização para possibilitar o seu acesso ao público. O Gife tem editado publicações sobre investimento social e sobre o Terceiro Setor e edita o RedeGife, boletim eletrônico semanal. (http://www.gife.org.br) |
|
|
::
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infãncia |
A ANDI , fundada em 1.992, é uma associação civil que tem como objetivo " contribuir para a construção, nos meios de comunicação, de uma cultura que priorize a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A ANDI considera que a democratização do acesso aos direitos sociais básicos à infância e à adolescência é condição fundamental para a eqüidade social". Desenvolve um trabalho importante no contexto brasileiro, realizando pesquisas, editando livros e atuando firmemente para a consecução de seus objetivos. Sobretudo disponibiliza notícias relativas aos direitos da criança e do adolescente. (http://www.andi.org.br) |
|
|
::
RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor |
A Rits é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo " oferecer informações sobre o Terceiro Setor e acesso democrático à tecnologia de comunicação e gerência do conhecimento". A Rits edita a importante Revista do Terceiro Setor, mantém um Centro de Estudos sobre o tema, além de dispor de um banco de dados - Catálogo do Terceiro Setor. As informações estão disponíveis no site da entidade. (http://www.rits.org.br) |
|
|
::
Núcleo de Pesquisa Comunicação para a
Cidadania - INTERCOM |
Um dos núcleos de pesquisa da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação que, a partir dos seus pesquisadores, desenvolve estudos e pesquisas nesta área (Comunicação Popular, Comunitária e nas ONGs, Comunicação Eclesarial, Comunicação Partidária e Comunicação Sindical), geralmente apresentados durante o Congresso anual da Entidade em setembro. Ele é coordenado pela profa.dra. Denise Cogo, da Unisinos, RS. (denisecogo@uol.com.br) (http://www.intercom.org.br/nucleos/indexncl.html) |
|
|
::
Patrícia Almeida Ashley - Home Page |
A responsável por este site, doutoranda em Administração de Empersas na PUC-Rio, com mestrado no Reino Unido sobre Administração no Setor Público, é uma atuante pesquisadora sobre Responsabilidade Social nos Negócios. No site, estão disponíveis artigos, pesquisas e comunicações apresentadas em Congressos. Visita obrigatória. (http://planeta.terra.com.br/negocios/empresaresponsavel/) |
|
|
::
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
O IPEA desenvolve uma ampla pesquisa sobre Ação Social das Empresas, com resultados importantes para caracterizar o perfil das organizações que investem em ações sociais. Não deixe de consultar o Instituto também para inúmeros outros trabalhos, de absoluta relevância. (http://www.ipea.gov.br/asocial) |
|
|
::
Marketing Social Institute (MSI) |
Entidade norte-americana dedicada ao Marketing Social e que inclui, em seu excelente site, informações, conceitos, documentos, artigos etc sobre o tema. Merece, obrigatoriamente, uma visita. (http://www.social-marketing.org/index.html) |
|
|
::
Filantropia.org |
Site sob a responsabilidade da Kanitz Associados e que reúne material relevante focado em projetos de marketing social. (http://www.filantropia.org) |
|
|
::
Socialtec |
Site que se intitula Fórum de Marketing Social do Brasil, rico em informações, artigos e documentos sobre Marketing Social. Não deixe de dar uma passada por lá e, dada a relevância do material, reserve um tempinho a mais para esta visita. (http://www.socialtec.org/index_ie.htm) |
|
|
::
Comunicarte |
Empresa voltada para a área de Marketing Social . O site disponibiliza conceitos e informações sobre marketing cultural e social, além de material institucional. (http://www.comunicarte.com.br) |
|
|
|
|
|
|