:: Comunicação Empresarial: políticas e estratégias
      Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno.

:: Objetivos

      Traçar um panorama da Comunicação Empresarial brasileira, com atenção especial aos aspectos institucional e mercadológico;

      Buscar uma conceituação abrangente para a Comunicação Empresarial, tendo em vista as suas inúmeras atividades e sua inserção no planejamento estratégico das organizações modernas;

      Analisar o impacto da prática comunicacional das empresas na sociedade, atentando, particularmente, para as questões do relacionamento com os consumidores e clientes, com públicos especiais (imprensa, acionistas, fornecedores, comunidades acadêmica e financeira etc) e para a importância do compromisso social e da ética empresarial;

      Avaliar, especificamente, políticas, ações e estratégias de Comunicação Empresarial postas em prática pelas empresas brasileiras e por organizações não governamentais.

:: Conteúdo

1. As organizações empresariais na sociedade da informação
2. Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial
3. Empresa, ética e responsabilidade social
4. Comunicação como expressão da cultura empresarial
5. Marketing de relacionamento e database marketing
6. Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc)
7. Comunicação, mídia e opinião pública
8. Estratégias e atividades focadas na comunicação interna
9. Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom
10. Comunicação Empresarial em ambientes especializados: o caso das universidades e dos institutos de pesquisa
11.Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor
12. Comunicação e Identidade Corporativa
13. Fontes em Comunicação Empresarial
14. Pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil
15. Cases brasileiros em Comunicação Empresarial

:: Bibliografia mínima

Alves, Sérgio. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo, Makron Books, 1997.

Barros, Cláudius D´Artagnan. Excelência em Serviços. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1996.

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

Canclini, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos:conflitos multiculturais de globalização. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.

Corrado, Frank M. A força da comunicação. São Paulo, Makron Books, 1994.

Dias, Vera. Como virar notícia e não se arrepender no dia seguinte. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1994.

Dizard, Wilson P. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

Doty, Dorothy I. Divulgação Jornalística & Relações Públicas. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1995.

Dreifuss, René Armand. A época das perplexidades. 2ª ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1997.

Dubois, Bernard & Rovira Celma, Alex. Comportamiento del consumidor. 2ed. Madrid, Prentice Hall, 1998.

Ferreira, Ademir Antonio e outros. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo, Pioneira, 1997.

Ferrés, Joan. Televisão subliminar. Porto Alegre, Artmedia, 1997.

Giangrande, Vera e Figueiredo, Carlos. O cliente tem mais do que razão. São Paulo, Editora Gente, 1997.

Giacomini Filho, Gino e outros. Qualidade da comunicação: uma visão conceitual. Relatos de Pesquisa Comunicacional. São Bernardo do Campo, UMESP, n 24, 1998.

Hermel, Laurent e Nicolas, Anne Laure. Le Multimédia Marketing e Internet. Paris, Economica, 1997.

Lehu, Jean-Marc. Le Marketing Interactif. Paris, Les Editions D´Organisation, 1997.

Lesly, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995.

McKenna, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1993.

McKenna, Regis, Competindo em tempo real. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

Morgan, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

Motta, Fernandes C. Prestes e Caldas, Miguel P. (org). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.

Nonaka, Kujiro e Takeuchi, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

Ortiz, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo, Olho d´Água, 1995.

Popcorn, Faith e Marigold, Lys. Click. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

Sobreira, Geraldo. Como lidar com os jornalistas. São Paulo, Geração Editorial, 1993.

Srour, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

Stewart, Thomas A. Capital intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro, Campus Editora, 1998.

Susskind, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

Sveiby, Karl Erik. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

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Trompenaars, Fons. Nas ondas da cultura. São Paulo, Educator, 1994.

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