:: Mídia e Comunicação Empresarial
      Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno.

:: Objetivos

      Analisar criticamente a relação entre as organizações e a mídia, tendo como pano de fundo os interesses e as divergências recíprocas, a mediação das relações de lobby e poder e, em particular, o interesse público.

      Realizar pesquisas de análise de mídia, visando identificar comportamentos associados à cobertura de temas específicos.

:: Conteúdo

1) O Jornalismo contemporâneo: caminhos presentes e futuros
2) As novas tendências da Comunicação Empresarial
3) A Assessoria de Imprensa no mix da Comunicação Empresarial
4) O jornalista como interlocutor
5) As fontes da empresa: legitimidade e capacitação
6) A notícia da empresa: relevância e legitimidade
7) Divulgação jornalística e segmentação
8) A entrevista coletiva
9) A pré-pauta e o pré-release
10) Assessoria de Imprensa em momentos de crise
11) A Assessoria de Imprensa na era da Internet
12) Tópicos de pesquisa em Assessoria de Imprensa
13) Empresa, mídia e responsabilidade social
14) Assessoria de Imprensa: cases brasileiros
15) Avaliando o trabalho de Assessoria de Imprensa: a auditoria de imagem na mídia.

:: Bibliografia mínima

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. A Comunicação Empresarial se prepara para enfrentar os desafios do século XXI. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

CORRADO, Frank M. A força da comunicação. São Paulo, Makron Books, 1994.

DESCHEPPER, Jacques. Saber comunicar com os jornalistas da Imprensa, Rádio e Televisão. Portugal, Edições CETOP, 1992.

DIAS, Vera. Como virar notícia e não se arrepender no dia seguinte. Rio de Janeiro, Editora Objetivo, 1994.

DOTY, Dorothy I. Divulgação Jornalistica & Relações Públicas. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1995.

DUARTE, Jorge Antonio Menna. Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento. Brasília, Embrapa, 1994.

FARHAT, Said. O fator opinião pública, como se lida com ele. São Paulo, T.A. Queiroz Editor, 1992.

LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995.

FENAJ. Assessoria de Imprensa: o papel do assessor. Brasília, 1996.

LODI, João Bosco. Lobby: os grupos de pressão. São Paulo, Pioneira, 1986.

LOPES, Boanerges. O que é assessoria de imprensa. São Paulo, Brasiliense, 1994.

LOPES, Boanerges. Abaixo o nada a declarar! O assessor de imprensa na era da globalização. Rio de Janeiro, Zabelê Consultoria, 1998.

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? São Paulo, Makron Books, 2000.

M & A Publicações e Eventos. Com a palavra, os editores. São Paulo, ??t?d?d?A?^???1999.

NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1999.

PALMA, Jaurês. Jornalismo Empresarial. 2a.ed. Sagra-DC Luzzatto Editores, 1994.

PLÁ de LEÓN, Maria Lenilde Silva. Empresa x imprensa: uma relação produtiva. São Paulo, IOB, 1991.

SOBREIRA, Geraldo. Manual da fonte. Como lidar com os jornalistas. São Paulo, Geração Editorial, 1993.

SUSSKIND, Lawrence & FIELD, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

TAPARELLI, Alessandra Torrazas e outros (org). Relações assessorias & redações. São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S. Paulo, 1999.

VALENTE, Célia & NORI, Walter. Portas abertas. São Paulo, Editora Best Seller, 1990.

VILLELA, Regina. Quem tem medo da imprensa? Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

ZOBARAN, Sérgio & CAMARA, Leopoldo. A segunda imprensa. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.

<< Voltar

 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar para Ensino