:: Comunicação e Cultura Empresarial
      Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno.

:: Objetivos

Evidenciar a relação entre comunicação e cultura, buscando identificar como os traços culturais de uma organização influenciam o perfil de seu processo de comunicação.

Analisar a interferência da cultura brasileira no modelo de comunicação empresarial.

Estabelecer vínculos entre cultura organizacional, formas de liderança e gestão democrática da informação.

Estudar e debater a relação entre globalização, comunicação e identidade nacional.

:: Programa

1 - Empresas, globalização e localismo;
2 - Gestão Empresarial: uma perspectiva histórica;
3 - Visão crítica dos novos modismos gerenciais;
4 - Cultura ou culturas empresariais: em busca de um conceito;
5 - Visão, missão e valores organizacionais;
6 - Cultura Empresarial e realidade brasileira;
7 - Cultura e poder nas organizações;
8 - Cultura e mudança organizacional;
9 - Cultura Empresarial e conflitos;
10 - Cultura Empresarial e liderança;
11 - Cultura Empresarial e Comunicação;
12 - Cultura Empresarial e Comunicação Interna;
13 - Marketing como elemento básico da cultura empresarial;
14 - Cultura Empresarial, qualidade e produtividade;
15 - Cultura Empresarial: a revolução das novas tecnologias.

:: Bibliografia mínima

1) ALVES, Sérgio. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo, Makron Books, 1997.

2) BARÇANTE, Luiz Cesar e CASTRO, Guilherme Caldas de. Ouvindo a voz do cliente interno. 3ª.ed. Rio, Qualitymark, 1999.

3) BARTON, Laurence. Crisis in organizations: managing and communicating in the heat of chaos. EUA, South-western Publishing, 1993.

4) BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo, Makron Books, 1995.

5) BUENO, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

6) CARAVANTES, Geraldo R. e outros. Administração e qualidade. São Paulo, Makron Books, 1997.

7) CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

8) CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

9) CHANLAT, Jean-François (org). O indivíduo na organização. São Paulo, Atlas, 1992.

10) COLLINS, James C. e PORRAS, Jerry I. Feitas para durar. Rio de Janeiro, Rocco, 1995.

11) CRAIG, James e GRANT, Robert. Gerenciamento estratégico. São Paulo, Littera Mundi, 1999.

12) DAVIS, Willian. Mitos da administração. São Paulo, Negócio Editora, 1999.

13) DAUPHINAIS, G. Willian e PRICE, Colin (ed). Abrindo o jogo. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1998.

14) DAVENPORT, Thomas H. e PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo, Pioneira, 1995.

16) DRUCKER, Peter F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira, Publifolha, 1999.

17) FERREIRA, Ademir Antonio e outros. Gestão empresarial. São Paulo, Pioneira, 1997.

18) FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (org). Cultura e poder nas organizações. São Paulo, Atlas, 1990.

19) FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional. São Paulo, McGraw-Hill, 1991l.

20) FREITAS, Sidnéia Gomes e CORRÊA, Tupã Gomes. Comunicação, marketing, cultura. São Paulo, ECA/USP: CLC, 1999.

21) GALBRAITH, John Kenneth. A cultura do contentamento. São Paulo, Pioneira, 1992.

22) GUTIERREZ, Gustavo Luís. Gestão comunicativa: maximizando criatividade e racionalidade. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1999.

23) HAMPTON, David R. Administração: comportamento organizacional. São Paulo, Makron Books, 1990.

24) HANDY, Charles. Por dentro da organização. São Paulo, Saraiva, 1993.

25) KLEIN, David A. A gestão estratégica do capital intelectual. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1998.

26) KRAUSZ, Rosa. Compartilhando o poder nas organizações. São Paulo, Nobel, 1991.

27) MEDEIROS FILHO, Benedito Cabral de. Revolução na cultura organizacional. São Paulo, STS, 1992.

28) MICKLETHWAIT, John e WOOLDRIDGE, Adrian. Os bruxos da administração. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

29) MORAES, Dênis de (org). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande, Letra Livre, 1997.

30) MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

31) MOTTA, Fernando C. Prestes e CALDAS, Miguel P. (org). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.

32) NARDY, Cid. O desafio da mudança. São Paulo, Ed. Gente, 1999.

33) NICOTERA, Anne Maydan. Conflict and organizations. Communicative process. EUA, State University of New York Press, 1995.

34) NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

35) NÓBREGA, Clemente. Em busca da empresa quântica. Rio de Janeiro, Ediouro, 1996.

36) OLIVEIRA, Marco A. (coord). A dinâmica da mudança. São Paulo, Nobel, 1995.

37) OLIVEIRA, Marco A. Cultura organizacional. São Paulo, Nobel, 1998.

38) OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Sociologia das organizações. São Paulo, Pioneira, 1999.

39) ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo, Brasiliense, 1994.

40) PÀGES, Max e outros. O poder das organizações. São Paulo, Atlas, 1987.

41) PEPPER, Gerald. Communicating in organizations: a cultural approach. EUA, McGraw-Hill, 1995.

42) PEPPERS, Don e ROGERS, Martha. Empresa 1:1. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

43) PEREIRA, Maria José L. Bretas. Mudança nas instituições. São Paulo, Nobel, 1998.

44) POPCORN, Faith e MARIGOLD, Lys. Click. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

45) QUIGLEY, Joseph V. Visão. São Paulo, Makron Books, 1994.

46) SAMPAIO, Murilo. Diagnosticando a empresa viva. Salvador,Casa da Qualidade, 1996.

47) SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 11a ed. São Paulo, Brasiliense, 1983.

48) SCHERMERHORN Jr., John R. e outros. Fundamentos do comportamento organizacional. 2a ed. Porto Alegre, RS. Bookman Editora, 1998.

49) SCOTT, Cynthia D. e outros. Visão, valores e missão organizacional. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1998.

50) SCOTT, Cynthia D. e JAFFE, Dennis T. Gerenciando a mudança organizacional. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1999.

51) SHAPIRO, Eilleen C. A coragem de administrar. Rio de Janeiro, Campus, 1999.

52) SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

53) STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem. São Paulo, Futura, 1997.

54) STEWART, Thomas A.. Capital intelectual. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

55) SUSSKIND, Lawrence e FIELD, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

56) SVELBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

57) TAVARES, Maria da Graça de Pinho. Cultura organizacional. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1993.

58) THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo, Atlas, 1997.

59) THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. 2a ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995.

60) TROMPENAARS, Fons. Nas ondas da cultura. São Paulo, Educator, 1994.

61) WEICK, Karl E. A psicologia social da organização São Paulo, Edgard Blucher/EDUSP, 1973.

62) VIEIRA, Marcelo Milano Falcão e OLIVEIRA, Lúcia Maria Barbosa de. Administração contemporânea: perspectivas estratégicas. São Paulo, Atlas, 1999.

63) WOOD Jr., Thomaz (org). Mudança organizacional. São Paulo, Atlas, 1995.

64) WOOD Jr, Thomaz. Gurus, curandeiros e modismos gerenciais.  2a. ed. São Paulo, Atlas, 1999.

65) Ziemer, Robert. Mitos organizacionais. São Paulo, Atlas, 1996.

<< Voltar

 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar para Ensino