Webmarketing

 

      Webmarketing é a utilização intensiva e adequada dos recursos, ações e estratégias do marketing pela Web. Ele compreende o uso inteligente do e-mail (o E-mail Marketing ou Marketing de Permissão- ver definição neste mesmo menu, clicando sobre a palavra Marketing de Permissão - seria um caso particular de Webmarketing), a publicidade envolvida nos websites (os famosos banners e outras alternativas de seduzir o internauta) e também o uso da interatividade para agregar valor aos sites de empresas ou entidades.
      Evidentemente, pode haver, como há, pontos de tangência importantes entre o Webmarketing e o E-commerce, mas esses conceitos e práticas não se confundem. O segundo diz respeito à transação eletrônica via Internet e é possível desenvolver Webmarketing, sem incluir a opção de comércio eletrônico, no sentido estrito.
      O Webmarketing, como atividade recente, está ainda amadurecendo no Brasil e em todo mundo, mas empresas especializadas e as próprias agências de propaganda têm dado gradativa atenção a ele, passada a fase inicial de um certo descrédito na Internet como mídia. Embora ainda tenhamos muito que aprender nesta área, não há dúvida de que ela é opção do futuro, mesmo porque já responde por parcela significativa (crescente a cada ano) do esforço de comunicação/marketing das empresas. Na verdade, algumas empresas, como a Amazon e muitas outras, só existem virtualmente e dependem basicamente do Webmarketing para sobreviver.
      Corremos o risco de algumas distorções na prática do Webmarketing porque empresas não sérias e desinformadas podem imaginar que tudo que se divulga, via Internet, mesmo incomodando os internautas, é marketing, o que não é verdade.
      Os especialistas de Webmarketing sabem que a Internet (sobretudo o e-mail) e a Web podem ser potencialmente fantásticas para criar e manter relacionamentos, devido à sua capacidade de interação, sua agilidade e seu caráter de modernidade (que seduz jovens e velhos adeptos das novas tecnologias), mas que também podem, se mal empregado, produzir efeitos contrários. Ou você, depois de receber na sua caixa postal dois ou três mails, oferecendo produtos e serviços que não lhe interessam, não deleta os próximos que se originam da mesma fonte?
      O Webmarketing deve partir do pressuposto de que a Internet e a Web definem novas mídias e que, em termos de linguagem, de formatação dos conteúdos e de formas de acesso, elas precisam ser bem estudadas (talvez se tenha que construir tudo de novo) porque as regras e os modelos que valem para outras mídias aqui podem não ser adequadas. Enfim, tem futuro, mas não é coisa para amadores.
      Confira neste site alguns artigos sobre o tema, dê uma olhada na bibliografia específica e preste atenção aos links específicos.

 
 
 
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