Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Corporativa
Comunicação e Consumo
Comunicação e Crise
Comunicação e Cultura Organizacionais
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Ensino de Comunicação
Ética Empresarial
Gestão Empresarial
Gestão do Conhecimento
Governança Corporativa
Jornalismo Ambiental
Identidade Visual / Design
Jornalismo Econômico
Jornalismo Científico
Jornalismo em Saúde
Jornalismo em Agribusiness
Legislação / Códigos de Ética
Jornalismo Empresarial
Marketing Cultural
Marca
Marketing Esportivo
Marketing Educacional
Marketing Social
Marketing Rural
Nova Economia
Publicidade / Propaganda
Qualidade
Relação entre jornalistas e cientistas
Terceiro Setor
Webmarketing
Responsabilidade Social
Marketing Político
Relações Públicas

 

Responsabilidade Social
:: Empresas meio cidadãs, a aberrração de um conceito
     Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, professor de Jornalismo da ECA/USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.
 
:: Histórias de pescador, contrabando de cigarros e responsabilidade social
     Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, professor de Jornalismo da ECA/USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.
 
Artigos completos em outros sites
 
:: Ação Social das empresas
     Ampla pesquisa, realizada pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, junto a um universo superior a 700 mil empresas em nosso País, com o objetivo de analisar, em detalhes, a incidência e o perfil da ação social destas empresas. A pesquisa está em sua fase final , mas os dados já disponibilizados são importantíssimos : o trabalho é certamente é referência obrigatória na área e deve ser consultado por profissionais, especialistas, pesquisadores e estudantes.
(http://www.ipea.gov.br/asocial)
 
:: Marketing Social: Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial
     Resumo do livro, com o mesmo título, publicado em 1.999, de César Foes e Francisco Paulo Melo Neto, que define os conceitos de Marketing Social e Responsabilidade Social, com considerações abrangentes sobre o chamado Terceiro Setor.
(http://www.clubemkt.com.br/art01.htm)
 
:: Empresa e Responsabilidade Social
     Fernando Almeida, vice-presidente executivo do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Artigo publicado no jornal Gazeta Mercantil, de 18 de junho de 1.999
(http://www.cebds.com.br/port/inform1b.htm#pub18)
 
:: Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial
     Documento que apresenta os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, " uma ferramenta para avaliar o estágio em que se encontram as práticas de responsabilidade social nas empresas", editado pelo Instituto Ethos, a mais importante referência institucional na área.
(http://www.ethos.org.br/pri/open/publicacoes/indicadores/indicadores.asp)
 
:: Responsabilidade Social das Empresas - Percepção e Tendências do Consumidor Brasileiro, versão 2.000
     ditado pelo Instituto Ethos, este documento traz as conclusões de pesquisa patrocinada pelo próprio Instituto e pelo jornal Valor Econômico e realizada pela Indicator Opinião Pública com o objetivo de analisar o comportamento dos consumidores. A pesquisa pretendia responder à pergunta básica: " o consumidor brasileiro utiliza adequadamente seu poder de compra para avaliar o mercado, prestigiando as empresas socialmente responsáveis?". O documento integral está disponível no site do Instituto Ethos, que merece, obrigatoriamente, uma visita.
(http://www.ethos.org.br/pri/open/publicacoes/consumidor.asp)
 
:: A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral
     Documento editado pelo Instituto Ethos, com o objetivo de definir princípios e uma postura ética das empresas durante o processo eleitoral. Disponível na íntegra no site do Instituto.
(http://www.ethos.org.br/pri/princ/eleicoes/index.asp)
 
:: Manual Primeiros Passos - Responsabilidade Social
     Material didático, elaborado pelo Instituto Ethos, e que pretende ensinar uma empresa ou entidade a dar os primeiros passos em direção à uma organização socialmente responsável. Disponível no site do Instituto Ethos.
(http://www.ethos.org.br/pri/open/publicacoes/p_passos/m_passos.asp)
 
:: Introduction to Corporate Social Responsibility
     Importante documento, editado pelo Business for Social Responsibility (BSR), um Instituto internacional voltado para consolidar a prática da Responsabilidade Social Empresarial, que traz material consistente e analítico sobre o tema. Disponível no site do BSR.
(http://www.bsr.org/resourcecenter/index.html)
 
:: Investimento Social na Idade Mídia: discurso e imagem da iniciativa privada na imprensa brasileira
     Sandra Mara Costa, Geraldinho Vieira e Judi Cavalcante (org).
O trabalho, editado pelo Gife e pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, constitui-se em um " estudo qualitativo sobre como os veículos de comunicação impressa interpretam e retratam as ações sociais empreendidas pela iniciativa privada no Brasil... levantando elementos que apontam virtudes e defeitos no diálogo entre os atores sociais e a imprensa, além de oferecer recomendações tanto para fontes quanto para jornalistas." Está disponível para download no site do Gife.
(http://www.iz.com.br/gife/public_InvesS.asp)
 
::Glossário ANDI
     Lista de verbetes, organizada pela ANDI - Agência de Notícias sobre os Direitos da Infância, destinados a favorecer o trabalho dos jornalistas que cobrem assuntos ligados à infância e a adolescência. Disponível no site da ANDI.
(http://www.andi.org.br)
 
:: Veja também os inúmeros trabalhos de Patrícia Almeida Ashley, especialista em Responsabilidade Social nos Negócios, disponíveis para download em sua homepage, com destaque aos seguintes:
     Responsabilidade Social Corporativa e Cidadania Empresarial: uma análise conceitual comparativa. Gestão Ecocêntrica e Consumo Responsávell: desafios para a Responsabilidade Social Corporativa
 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home