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     Você encontrará aqui os últimos lançamentos na área de Comunicação Empresarial que, para nós, sempre é vista de maneira muito abrangente, multi e interdisciplinar. Logo, além de informações sobre textos específicos em Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Interna etc, terá também à disposição as novidades em Comunicação e Jornalismo de maneira geral, Marketing, Administração, Recursos Humanos, Novas Tecnologias etc.

     Nesta página, estarão sempre disponibilizados os lançamentos mais recentes, mas poderá acessar também o menu esquerda (subdividido em subtemas ou assuntos) para conferir leituras importantes.

     Boas leituras para você.

Lançamentos de 2006

Cultura e Comunicação Organizacional: um olhar estratégico sobre a organização, de Marlene Marchiori, publicado pela Difusão Editora, de São Caetano do Sul/SP, em 2006.
      Texto baseado na tese de doutorado da autora, reconhecidamente uma das mais destacadas estudiosas da relação entre comunicação e cultura organizacional em nosso País. Marlene , neste trabalho, sustenta que quem forma a cultura em uma organização é a comunicação, e está apoiada em duas premissas que ela repetidamente explicita: "a cultura é a construção de significados e a função da comunicação é justamente construir significados". A análise da comunicação corporativa por meio da gestão de pessoas traz elementos novos para reflexão. Vale a pena conferir.

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional, organizado por Marlene Marchiori, publicado pela Difusão Editora, de São Caetano do Sul/SP, em 2006.
      Esta obra, lançada juntamente com a anterior, é resultado de um projeto coordenado pela sua organizadora, desenvolvido no curso de RP da UEL - Universidade Estadual de Londrina, junto à empresa Sercomtel Telecomunicações. Conta também com a participação de professores e profissionais de comunicação convidados para escrever artigos sobre aspectos relevantes vinculados ao tema, como visão, missão, políticas, história e memória, liderança e poder, inovação e mudança, entre outros.

Comunicação Empresarial: a construção da Identidade, Imagem e Reputação, de Paul A. Argenti, publicado pela Editora Campus, do Rio de Janeiro, em 2006.
      O texto tem inúmeras virtudes e, apesar de ser uma tradução norte-americana e portanto estar respaldado nesta realidade, pode ser extremamente útil para os profissionais, estudantes e professores da área. Abrange os principais temas da Comunicação Empresarial, ilustrados por cases contemporâneos e relevantes e não se descuida dos conceitos básicos. A leitura dos textos de Paul Argenti e os do professor Wilson Bueno, já citados, propicia uma visão bastante atual da Comunicação Empresarial aqui e no exterior.

Comunicação nas Organizações, de J. B. Pinho, publicado pela Editora UFV (Universidade Federal de Viçosa), em 2006.
      A obra do prof. José Benedito Pinho representa uma contribuição relevante para o estudo da Comunicação Empresarial, reunindo, em 17 capítulos, conceitos e reflexões sobre um elenco diversificado de temas. Inclui desde informações básicas sobre o processo de comunicação nas organizações a análise de situações específicas, como as que tipificam os conflitos, as mudanças e as crises nas organizações. Leitura proveitosa, sem dúvida.

Avaliação em Comunicação Organizacional, de Gilceana Soares Moreira Galerani, publicado pela Embrapa, de Brasília/DF, em 2006.
      Resultado de sua dissertação de mestrado defendida na ECA/USP, o trabalho de Gilceana Galerani preenche uma lacuna importante na literatura de Comunicação Empresarial no Brasil. Ele analisa modelos e procedimentos de avaliação em comunicação organizacional e inclui, ao final, uma avaliação da comunicação de cases premiados do Prêmio Opinião Pública. Leitura obrigatória.

Do golpe ao Planalto: Ricardo Kotscho, uma vida de repórter, publicado pela Companhia das Letras, de São Paulo, em 2006.
      A obra resgata a trajetória jornalística de Ricardo Kotscho, um dos nossos jornalistas mais prestigiados pela sua competência profissional, postura ética e, sobretudo, pela valorização da reportagem no jornalismo brasileiro. Traz informações importantes sobre os bastidores das redações, descreve a sua participação nas campanhas presidenciais de Lula e sua passagem rápida e rica como assessor de imprensa do Governo atual. Documento imperdível de um jornalista que realmente dignifica a profissão.

A reputação na velocidade do pensamento: imagem e ética na era digital, de Mário Rosa, publicado pela Geração Editorial, de São Paulo, em 2006.
      Novo livro de Mário Rosa que atualiza conceitos e cenários já desenvolvidos em suas obras anteriores - A síndrome de Aquiles e a Era do escândalo, voltados para a questão da imagem e da reputação em nossa sociedade. Traz prefácio de Paulo Coelho que, embora tenha um apelo comercial, pouco acrescenta e dá uma conotação diferente à obra. Diferentemente dos outros trabalhos de Mário Rosa, mais sistemáticos e consistentes, esse tem a pretensão de apresentá-lo como guru (daí talvez o apelo ao Paulo Coelho) , repleto de mantras e receitas, mas pode ser lido com proveito. Traz muitos exemplos, boa edição e é de leitura fluente.

Comunicação Empresarial: estratégia de organizações vencedoras, publicado pela Aberje Editorial, de São Paulo, em 2006.
      Trata-se do segundo volume da Coleção Inteligência da Aberje e reúne 16 artigos de profissionais e professores da área de Comunicação Empresarial, muitos deles relatos de casos específicos de comunicação em organizações brasileiras. Pela pluralidade de idéias e experiências, constitui-se numa leitura interessante.

Glossário de Comunicação Pública, organizado por Jorge Duarte e Luciara Veras, editado pela Casa das Musas, de Brasília/DF, em 2006.
      Coordenado por Jorge Duarte e Luciara Veras, o glossário foi elaborado por estudantes do curso de pos-graduação em Assessoria em Comunicação Pública do IESB - Instituto de Ensino Superior de Brasília. Traz dezenas de verbetes úteis e pode ser consultado com proveito pelos profissionais da área.

A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público, de Nilton Hernandes, publicado pela Editora Contexto, de São Paulo em 2006.
      Partindo dos conceitos de verdade, objetividade, imparcialidade etc, o autor analisa as estratégias dos meios de comunicação para cativar a atenção da audiência sob a perspectiva da ideologia e da manipulação. Além das observações gerais sobre o processo utilizado pelos veículos para chamarem a atenção, o livro traz análises específicas sobre representantes de cada um dos segmentos das mídias. Leitura atual e que pode ser sobretudo útil para os que estão diretamente empenhados, nas organizações, no relacionamento com a mídia. Observação importante: a Editora Contexto nada tem a ver com a Comtexto Comunicação e Pesquisa: ambas são empresas tradicionais no mercado (fundadas há mais de 20 anos), mas têm atividades distintas.

Formação e informação econômica, organizado por Sérgio Villas Boas, publicado pela Summus Editorial, de São Paulo, em 2006.
      Trata-se de mais um texto desta coleção (Formação & Informação) que já produziu, anteriormente, boas edições sobre Jornalismo Científico, Ambiental e Esportivo e que reúne profissionais do mercado, sistematizando, neste caso, conceitos e analisando temas de economia/finanças, como inflação, mercado financeiro, consumo e consumismo, comércio internacional etc. O capítulo final sobre a cobertura de economia da mídia resgata alguns problemas e desafios da área. Como os demais textos da coleção, é de leitura bastante útil.

A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática, de José Luiz Braga, publicado pela Editora Paulus, de São Paulo, em 2006.
      Um excelente trabalho do professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (RS), que parte de uma constatação importante, mas nem sempre percebida: "os processos midiáticos, na sociedade" não se esgota nos subsistemas de produção e de recepção", mas inclui, obrigatoriamente, um terceiro sistema, por ele determinado de sistema de resposta social, identificado por inúmeros tipos de ação, como a crítica, retorno, militância social, circulação comercial etc. Não se trata de um manual, mas de um texto denso, com um proposta teórica bastante ambiciosa e ao mesmo tempo intrigante. Leitura recomendável para quem deseja sair da mesmice e ativar os neurônios, prática cada vez menos freqüente em nosso meio.

Discurso das mídias, de Patrick Charaudeau, publicado pela Editora Contexto, de São Paulo, em 2006.
      O autor, conhecido por outras publicações que também têm como foco a questão do discurso e sua análise, nessa obra analisa o discurso midiático, buscando entender as suas estratégias de encenação e enunciação. Sua intenção é verificar em que medida os meios de comunicação estão sintonizados com o interesse público, ou seja, busca traçar um paralelo entre a responsabilidade das mídias e a responsabilidade do cidadão. Boa leitura sobretudo para os que apreciam análises e reflexões sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea.

Inteligência cultural: instrumentos para negócios globais, de David C. Thomas e Kerr Inkson, publicado pela Editora Record, do Rio de Janeiro, em 2006.
      Você, que já se acostumando às expressões inteligência emocional, inteligência social etc, precisa, de agora em diante, acrescentar mais uma no seu repertório: a inteligência cultural. O texto aborda, específicamente e com competência, a necessidade do desenvolvimento por parte dos executivos e profissionais em geral da inteligência cultural, ou seja da capacidade/habilidade de dialogar, negociar com diferentes culturas, de entender valores e princípios de realidades diferentes da nossa . Para quem deseja sobreviver neste mundo globalizado, talvez valha a pena mesmo começar a se preocupar com isso. Desse jeito, vamos ficar inteligentes para caramba: social, emocional, culturalmente falando. Você se habilita?

 
 
 
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