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:: Retrato de corpo presente. A Comunicação brasileira sob a ótica dos comunicadores empresariais

 

Objetivos

          Verificar como os executivos de Comunicação Empresarial no Brasil avaliam:
- o estágio atual da Comunicação Empresarial brasileira;
- os meios de comunicação de massa no Brasil;
- os fornecedores e prestadores de serviços na área de Comunicação Empresarial.

Amostra

          57 executivos de Comunicação Empresarial, pertencentes a empresas de médio e grande porte, dos vários segmentos da economia (indústria, comércio, agricultura etc).

Período de realização da pesquisa

          Primeiro trimestre de 1998.

Metodologia

          Questionário com 25 perguntas, a maioria fechadas, aplicados junto a executivos de Comunicação. Foram remetidos 100 questionários, com o retorno de 57 respostas.

Principais resultados

A Comunicação na perspectiva da empresa

          A Comunicação é estratégica e fundamental para o desenvolvimento dos negócios da empresa.
          A área de Comunicação Empresarial participa ativamente do processo de decisão relativo às suas ações e estratégias e tem uma estrutura adequada em função das atividades que exerce.
          Em geral, não apresenta deficiências importantes com respeito a orçamento, carência de profissionais e acesso às novas tecnologias.
          Comparativamente às empresas tidas como referência na área, a empresa do executivo entrevistado se encontra num estágio intermediário, mas leva vantagem em relação à maioria dos seus concorrentes.

Avaliação da Comunicação Empresarial brasileira

          A Comunicação Empresarial brasileira já tem um perfil profissional, mas é pouco criativa.
          A Comunicação Empresarial brasileira tem evoluído consideravelmente, encontrando-se num patamar superior ao registrado no início da década de 90.
          A atividade de Comunicação com melhor desempenho (qualidade, prestígio,criatividade ) é a de propaganda/publicidade e a de pior desempenho é a orientada para o público interno (comunicação interna).
          Os sites das empresas na Internet são, em geral, monótonos e nada acrescentam em termos de retorno de imagem.
          Os house-organs são peças fundamentais no processo de comunicação interna e os releases (comunicados à imprensa) servem como uma boa referência para pautas futuras.

Empresas de referência na área

          Estimulados a citar três empresas que são, efetivamente, referência no Brasil em termos de Comunicação Empresarial, com exceção da própria empresa, os executivos entrevistados optaram por:
- Xerox do Brasil: 52,17% das respostas
- Rhodia e Shell: 21,17% das respostas
- Fiat: 13,04% das respostas
- Nestlé e Banco do Brasil: 10,86% das respostas
Observação: Ao todo, 45 empresas foram lembradas (lembrança espontânea)

Avaliação dos fornecedores e prestadores de serviços

          As empresas que prestam serviço de assessoria de imprensa, relações públicas e fornecimento de clipping apresentam inúmeras falhas (qualidade, prazo, ausência de profissionalismo etc). Destas três modalidades de empresas, as mais criticadas são as de clipping e as de melhor imagem são as de assessoria de imprensa.
          As agências de propaganda/publicidade têm uma avaliação bastante positiva.

Avaliação da mídia brasileira

          Os meios de comunicação, segundo os executivos, reservam um espaço adequado para divulgar as empresas.
          Eles estão comprometidos com interesses políticos e econômicos.
          A relação das empresas com a mídia revela dissabores e recompensas em igual número.
          A cobertura das questões políticas e econômicas, nacionais e internacionais, revela aspectos positivos e negativos.
          Os executivos deram a seguinte nota (zero a dez) para os diferentes segmentos da mídia:
- Jornais: 6,63
- Revistas: 6,89
- Rádio: 6,29
- Televisão: 5,27

 
 
 
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