Pesquisas temas

:: Cartas na mesa. As empresas nas cartas dos jornais

 

Objetivos

           Ampliar o conhecimento sobre a temática básica das colunas dedicadas às cartas dos leitores.

           Identificar a presença das empresas nas cartas dos leitores.

           Medir o grau de polarização das cartas dos leitores em relação às empresas nelas mencionadas.

Hipóteses principais

           O tema principal das cartas dos leitores é a crítica a atos, ações ou pessoas que integram a esfera política e/ou o Governo propriamente dito (Executivo, Legislativo). Outros temas relevantes são os problemas da cidade ou reclamações de consumidores com respeito ao atendimento e à qualidade de produtos e serviços.

           As cartas dos leitores têm em geral um tom reivindicatório, sendo, portanto, desfavoráveis às pessoas, entidades ou organizações nelas mencionadas. Quem escreve, normalmente, escreve para tecer críticas.

           As empresas aparecem com relativa frequência nas cartas dos leitores, tendo em vista suas críticas enquanto consumidores ou cidadãos e, por isso, elas se situam negativamente neste espaço de interação.
           Não há diferenças, com respeito às questões incluídas nas hipóteses anteriores, entre os leitores dos diferentes Estados brasileiros, repetindo-se a situação apontada nos diferentes veículos analisados.

Veículos analisados

- O Estado de S. Paulo
- Folha de S. Paulo
- Jornal da Tarde (SP)
- Folha da Tarde (SP)
- O Globo
- Jornal do Brasil
- Folha de Londrina (PR)
- Zero Hora (RS)
- Estado de Minas (MG)
- Correio Braziliense (DF)

Período de análise

1 a 10 de outubro de 1995

Metodologia


           Foram lidas, no período, todas as colunas de cartas dos leitores nos jornais analisados e classificadas as cartas, segundo a sua temática. Identificou-se também a presença das empresas nas cartas dos leitores , classificando-as segundo o grau de polarização (positiva, negativa, neutra). Estabeleceu-se comparações entre os jornais de SP, RJ e de outros Estados, visando avaliar possíveis diferenças no comportamento dos leitores.

Distribuição temática das cartas
Total dos jornais
Número de cartas por tema

Tema Nº cartas
Referências a artigos/matérias e outras cartas 143
Política/Governo 180
Economia 84
Problemas da cidade 69
Educação 19
Saúde 71
Previdência/Aposentados 22
Religião 30
Reforma agrária/Sem Terra 22
Meio Ambiente 17
Funcionalismo público 12
Reclamação consumidor 43
Diversos 180

Polarização das cartas
Total Geral

Nível de Polarização Total  de cartas % do Total
Positivo 138 16,27
Negativo 647 76,30
Neutro 63 7,43

Polarização das cartas referentes às empresas

Nível de Polarização Total de cartas % do total
Positivo 13 11,40
Negatifvo 69 60,53
Neutro 32 28,07

Empresas mais focalizadas e nível de polarização
Número de cartas positivas, negativas ou neutras por empresa

Empresa Positivo Negativo Neutro Total
Banespa 0 17 4 21
ECT 2 10 0 12
Banco do Brasil 0 1 3 4
CEF 0 4 1 5

Tema das cartas
Comparação entre os dois  mais importantes jornais paulistas e cariocas*

Tema São Paulo Rio de Janeiro Total de cartas
Referência a artigos, matérias ou outras cartas 61 34 95
Política/Governo 69 25 94
Economia 42 12 54
Problemas da cidade 5 30 35
Educação 1 6 7
Saúde 23 17 40
Previdência/Aposentados 3 5 8
Religião 17 1 18
Reforma Agraria 2 4 6
Meio Ambiente 8 3 11
Funcionalismo público 1 1 2
Reclamação consumidor 10 24 34
Diversos 31 25 56

* O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo x O Globo, Jornal do Brasil

Polarização das cartas
Comparação entre SP, RJ e outros Estados
Número de cartas por grau de polarização

Nível de polarização São Paulo Rio de Janeiro Outros Estados Total
Positivo 57 23 58 138
Negativo 306 139 202 647
Neutro 25 16 22 63
Total 388 178 282 848

Polarização das cartas referentes às empresas
Comparação entre SP, RJ e outros Estados
Número de cartas por grau de polarização

Nível de Polarização São Paulo Rio de Janeiro Outros Estados Total
Positivo 7 01 5 13
Negativo 36 10 23 69
Neutro 14 12 6 32
Total 57 23 34 114

Conclusões principais

           Política/Governo é o tema majoritário das cartas dos leitores, com 21,22% do total das cartas, vindo a seguir Referências a artigos/matérias ou a cartas de outros leitores (16,86%), Economia (9,90%) e Saúde (8,37%).

           As cartas têm, predominantemente, um tom negativo (76,29%) e vêm em forma de crítica ou desabafo.

           Acompanhando a tendência geral de polarização das cartas, elas também desfavorecem as empresas, com maioria de menções negativas (60,52% do total).

           As empresas mais focalizadas são as vinculadas ao Governo (Estadual ou Federal): Banespa, os Correios (ECT), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, todos majoritariamente com avaliação negativa nas cartas dos leitores.

           Há diferenças importantes entre os jornais, no que respeita à temática e ao grau de polarização. Assim: O tema religião teve importância nos dois maiores jornais paulistas, ao passo que o tema Problemas da cidade e educação foram, proporcionalmente, temas de maior destaque nos jornais cariocas. Importante: o problema da violência/segurança/atuação da polícia é questão recorrente nas cartas dos jornais cariocas, mas inexpressivo nos jornais paulistas.
           Embora o tom negativo das cartas prevaleça em todos os veículos analisados, as cartas publicadas nos jornais de SP e RJ são, proporcionalmente, menos positivas do que as de outros Estados.

           As empresas aparecem de maneira negativa nas cartas dos leitores, independente da praça considerada, mas elas são acentuadamente menos faovorecidas no Rio de Janeiro e em São Paulo, nesta ordem.

Importante: A pesquisa reflete um período determinado e está influenciada pelos fatos ocorridos neste período. Por exemplo, a incidência de cartas na temática Religião deveu-se a um episódio amplamente noticiado pela mídia: o chute que um pastor evangélico deu em Nossa Senhora Aparecida numa emissora de TV. Embora possa servir como indicativo de tendências e de comportamentos regulares, obrigatoriamente deveria ser repetida ao longo do tempo para que as conclusões espelhassem, com maior precisão, o que efetivamente ocorre neste espaço de divulgação. É fundamental perceber como as cartas dos leitores têm como pauta a leitura e a audiência dos próprios veículos de comunicação. Não é, por outro motivo, que os comentários a artigos, matérias e mesmo a cartas de outros leitores representam inspiração tão importante para a manifestação dos leitores.

 
 
 
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