Ano I - Nº 01 - Março de 2007

:: Mojoara Editorial chega ao mercado com coleção em Comunicação

 

      Uma sacudida enorme na Comunicação Empresarial brasileira. Esta é a proposta do livro Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, do jornalista, professor e pesquisador Wilson da Costa Bueno, autor também de Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa, referência na área e lançado pela Editora Manole, em 2003.

      Respaldada em sua observação crítica da realidade brasileira e, particularmente, na constatação de que há uma lacuna importante na literatura nacional nesta área, Wilson da Costa Bueno preferiu não enveredar pelo caminho do elogio fácil às ações e estratégias postas em prática pelas organizações, optando por identificar os problemas e os desafios a superar.

      Literalmente, coloca o dedo na ferida. Discute a falta de democracia na comunicação interna, o uso equivocado de conceitos, como comunicação estratégica, comunicação integrada e responsabilidade social e faz um apelo para um "banho ético" nas empresas e nas agências de comunicação.

      Não nega o estágio desenvolvido em que se encontra a Comunicação Empresarial em nosso país, reconhece as honrosas exceções, mas defende a tese de que o desafio maior não é a competência técnica de profissionais e organizações, mas o desvio do foco: a falta de compromisso com a transparência, a ética, a cidadania, na verdadeira acepção do termo.

      Condena o caráter cínico da comunicação de empresas e setores (não poupa, especificamente, a indústria tabagista, de bebidas etc) e repudia a tentativa de manipulação da opinião pública. Enfim, devolve o tapa que muitas organizações e agências (de propaganda, de comunicação e assessorias de imprensa) têm dado na "cara" da sociedade.

      Uma leitura que, certamente, não pretende a unanimidade; pelo contrário, deseja mesmo provocar o debate, e , diferentemente, do discurso de porta-vozes de empresas (profissionais sem identidade e dignidade), se afirma como uma voz independente, sem rabo preso.

      Como prefere repetir o autor, está na hora de acabar com a hipocrisia na Comunicação Empresarial brasileira.

      O livro Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica inagura a coleção Comunicação da Mojoara Editoral, que chega ao mercado junto com este seu primeiro lançamento. Ele se constitui em reedição revisada e ampliada de obra com o mesmo título publicada em 2005 pela All Print e cuja edição se esgotou em poucos meses.

A proposta da Mojoara

      A Mojoara Editorial é uma editora, mas não uma editora qualquer. Ela tem seus princípios, seus valores e também suas idiossincrasias.

      Em primeiro lugar, ela não tem como objetivo editar publicações (livros, documentos etc) do mercado em geral e funciona apenas como a casa publicadora dos sites temáticos em Comunicação, dos cursos a distância , da diretoria e dos projeto da própria Comtexto.

      Diferentemente de outras editoras comerciais, a Mojoara Editorial não está aberta para receber, portanto, originais de terceiros para publicação, embora reconheçamos que precisam existir alternativas para libertar os autores nacionais do jugo das grandes editoras, que os remuneram miseravelmente. Muitas livrarias fazem o mesmo e é exatamente por esse motivo que os livros custam tão caro, vendem tão pouco e os autores estão sempre reclamando deste processo viciado de exploração intelectual.

      A Mojoara Editorial não se propõe, portanto, a ganhar dinheiro, apropriando-se, como muitos fazem, do trabalho intelectual de professores, pesquisadores e profissionais.

      Em segundo lugar, a proposta da Mojoara Editorial não é trabalhar com textos comerciais que possam ter alta vendagem, mesmo porque ela tem como compromisso editar materiais críticos e que se contrapõem aos grandes interesses que rondam a comunicação (e o jornalismo em particular), a saúde, o meio ambiente, o agronegócio e a ciência e a tecnologia. Muitas editoras comerciais abrigam os interesses das empresas que atuam nessas áreas e evidenciam má vontade ou mesmo censuram trabalhos que possam afrontar privilégios e monopólios. Sobretudo os laboratórios farmacêuticos e a indústria agroquímica têm estabelecido parcerias com grandes editoras, de que resultam a dificuldade para edição, nestas casas publicadoras, de material crítico.

      A Mojoara Editorial não foi criada para bajular anunciantes, governos e mesmo o mercado. Muitas agências de propaganda/comunicação, assessorias de imprensa, veículos de comunicação, e também editoras comerciais já existem no mercado com esse objetivo. Algumas chegam mesmo a ganhar muito dinheiro com esse serviço de “limpeza de imagem”, mas ela não se presta a isso por uma questão de princípio. Pretende continuar mantendo a sua independência e denunciar o cinismo, a hipocrisia empresarial e a cumplicidade e a falta de espírito crítico de profissionais sem ética.

      Finalmente, a Mojoara Editorial quer incentivar (provocar seria o termo mais adequado) o debate, valorizar a pesquisa acadêmica e profissional e contribuir para a democratização do conhecimento.

      Ela sabe que a sua missão não é fácil numa sociedade que se curva aos desejos do mercado, e num mercado que está contaminado por interesses que afrontam, repetidamente, a cidadania. Ela não quer ser transgênica, quer ouvir e dar guarida às várias vozes da sociedade, sobretudo as que têm sido sufocadas por interesses comerciais, políticos e pessoais.

      A Mojoara Editorial estará produzindo e comercializando livros e outros materiais impressos nas seguintes áreas:

- Comunicação Empresarial

- Jornalismo Científico

- Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente

- Comunicação , Jornalismo e Saúde

- Comunicação, Jornalismo e Agribusiness

      Esta decisão não é, de forma alguma gratuita. Ela está respaldada na experiência acumulada pela diretoria da Comtexto ao longo dos anos nestas áreas, como você pode perceber pelos nossos sites temáticos, revistas digitais e newsletters. Contribui também para essa nossa decisão a experiência de algumas décadas na realização de estudos e pesquisas e em assessorias/consultorias a empresas e entidades nacionais e internacionais.

      Excepcionalmente, a Mojoara estará publicando obras em parceria , sobretudo no caso de projetos especiais, todos eles voltados para a capacitação e a consciência crítica de comunicadores, jornalistas e profissionais em geral vinculados ao ensino, à pesquisa e à atuação nas áreas de comunicação que constituem o foco da Editora.

 
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