Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Empresarial
Comunicação Governamental
Comunicação Integrada
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Endomarketing
Ética Empresarial
House Organ
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo Empresarial
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Lobby
Marca
Marketing Cultural
Marketing de Permissão
Marketing de Relacionamento
Marketing Educacional
Marketing Esportivo
Marketing Político
Marketing Rural
Marketing Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Webmarketing

 

Marketing cultural

 

      Entende-se por Marketing Cultural o desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações, estratégias e produtos com o objetivo de estimular a produção e a difusão da cultura, entendida no seu sentido mais amplo.
      Incluem-se nsste conceito, sobretudo, o apoio e o patrocínio a atividades culturais (literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore etc e manifestações culturais e artísticas em geral ) por parte de empresas públicas e privadas.
      A expressão Marketing Cultural, embora amplamente utilizada, é contestada por profissionais e especialistas que não aceitam, com tranquilidade, a relação entre marketing e cultura, defendendo a tese de que o investimento em cultura não deve pautar-se, particularmente num país carente como o nosso e acostumado ao descaso oficial às atividades culturais, pela busca de retorno, sobretudo financeiro. Buscam exemplos em financiamentos realizados por empresas em atividades ou produtos, segundo eles, de valor cultural discutível, porque têm nitidamente uma inspiração mercadológica ou mercantilista.
      O Governo Federal, os Governos Estaduais e muitos municípios brasileiros têm editado leis com o objetivo de estimular a participação das empresas na produção e difusão da cultura brasileira, como a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual (federais) e a Lei Mendonça (São Paulo), as duas primeiras disponíveis aqui.
      Os investimentos em cultura, no Brasil, têm sido favorecidos após a edição destas leis, mas há que se ressaltar o fato de a maioria, se não a totalidade delas, não incluir a ciência como alternativa para o patrocínio, estranhamente não aceitando a ciência como resultado de um processo cultural.
      Dispomos, no Brasil, de uma revista especializada na área Marketing Cultural, chamada exatamente Marketing Cultural, e uma literatura que, embora não generosa, tende a crescer, como pode ser conferido no menu Bibliografia,clicando-se na palavra Marketing Cultural. Pode-se ler ainda alguns artigos e recorrer a links e fontes úteis.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos