Assessoria de Imprensa
Auditoria de Imagem
Comunicação Empresarial
Comunicação Governamental
Comunicação Integrada
Comunicação Interna
Comunicação Mercadológica
Comunicação Sindical
CRM
Cultura Empresarial
Endomarketing
Ética Empresarial
House Organ
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo Empresarial
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Lobby
Marca
Marketing Cultural
Marketing de Permissão
Marketing de Relacionamento
Marketing Educacional
Marketing Esportivo
Marketing Político
Marketing Rural
Marketing Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Webmarketing

 

Comunicação empresarial

 

      A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública
      A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
      Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples executor de tarefas (bom redator de releases, bom relacionamento com a mídia, excelente editor de house organ), o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
      O mercado brasileiro e internacional já dispõe de empresas especializadas na realização deste trabalho e, internamente, as empresas ou entidades também têm experimentado gradativa profissionalização.
      Hoje, a Comunicação Empresarial já desempenha papel fundamental, definindo-se como estratégica para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações , produtos e profissionais eram vistos como acessórios, descartáveis ao primeiro sinal de crise.
      A literatura na área cresce vertiginosamente, com a contribuição de profissionais do mercado e das universidades (a Comunicação Empresarial, em seus múltiplos aspectos, tem, cada vez mais, sido objeto de trabalhos na graduação e na pós-graduação em Comunicação no Brasil). Muitas universidades, como a USP e a UMESP, para só citar duas instituições de ensino tradicionais na área de Comunicação no País, mantêm linhas de pesquisa em Comunicação Empresarial em seus programas de pós-graduação e já contabilizam mais de uma centena de dissertações e teses já defendidas.
      Da mesma forma, multiplicam-se os eventos sobre Comunicação Empresarial, destacando-se, dentre outros, os Congressos promovidos pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, pela Mega Brasil e pela ABERJE, entidade mais representativa da área.
      Facilitamos, aqui, o acesso a uma bibliografia já generosa sobre temas relevantes da Comunicação Empresarial. Basta clicar em cada um dos sub-temas no menu Bibliografia. Pode-se consultar também os artigos, que se endereçam para os vários sub-temas, e obter, ainda, outras informações e materiais adicionais na tela sobre Fontes e Top Links.

 
 
 
Website desenvolvido e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Conceitos