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Assessoria de imprensa

 

      Assessoria de Imprensa compreende o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo uma pessoa (um político, um empresário, um artista etc) , os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular.
      A assessoria de imprensa não deve se restringir a ações unilaterais no contato com a mídia, tornando a empresa, entidade ou pessoa acessivel à imprensa apenas quando a situação lhe interessa, mas promover um relacionamento efetivo com os veículos de comunicação e, por extensão, com os jornalistas.
      A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma empresa ou entidade, mas também ( o que tem sido cada vez mais comum no mercado) ser entregue a uma empresa especializada, que se incumbirá deste trabalho.
      A assessoria de imprensa se vale, geralmente, de ações tradicionais, como a produção de releases (comunicados à imprensa), a realização de entrevistas coletivas e o contato regular e sistemático com o veículo, agora acelerado com as novas tecnologias, em particular a Internet.
      A eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa pode ser avaliada a partir de uma auditoria de imagem, que utiliza como matéria-prima para análise o clipping impresso ou eletrônico (conjunto de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia sobre a empresa, entidade ou pessoa). Existem metodologias específicas para esta avaliação, que deve constituir-se em uma ação compreendida na chamada inteligência empresarial. ( Ver auditoria de imagem)
      A literatura sobre este tema tem crescido bastante nos últimos anos, com contribuições oriundas seja do mercado , com os depoimentos de profissisonais que atuam nesta área, seja da academia, com os trabalhos de conclusão de curso, as dissertações e teses desenvolvidas nos vários programas de pós-graduação. Pode-se encontrar também rico material nos eventos (cursos, seminários e congressos) sobre Comunicação Empresarial, Jornalismo Empresarial ou Assessoria de Imprensa, especificamente.
      A consulta a alguns livros já publicados pode ser bastante útil. O menu Bibliografia (clique em Assessoria de Imprensa) traz a relação de muitos deles, recém lançados. Veja, também, alguns artigos incluídos neste site.

 
 
 
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