:: Comunicação e Gestão Empresarial
      Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

:: Objetivos

Traçar um panorama da Comunicação Empresarial brasileira, com atenção especial aos focos administrativo e mercadológico;

Buscar uma conceituação abrangente para a Comunicação Empresarial, tendo em vista as suas inúmeras atividades e sua inserção no planejamento estratégico das organizações modernas;

Visidualizar a Comunicação Empresarial tendo em vista os conceitos modernos de cidadania e responsabilidade social.

:: Programa

1. Gestão empresarial: uma visão contemporânea

2. Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial

3. Empresas e Responsabilidade Social

4. Comunicação e cultura empresarial

5.Comunicação e Inteligência Empresarial

6. A comunicação interna

7. A identidade corporativa

8. A Comunicação Empresarial e a Nova Economia

9. Comunicação Empresarial e o impacto das novas tecnologias

10. Comunicação Empresarial e estratégias de Marketing Social

11. Comunicação Empresarial e Gestão de Conhecimento

12. Cases brasileiros em Comunicação Empresarial

:: Bibliografia mínima

1) Alves, Sérgio. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo, Makron Books, 1997.

2) Barros, Cláudius D´Artagnan. Excelência em Serviços. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1996.

3) Bueno, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

4) Canclini, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos:conflitos multiculturais de globalização. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.

5) Corrado, Frank M. A força da comunicação. São Paulo, Makron Books, 1994.

6) Dias, Vera. Como virar notícia e não se arrepender no dia seguinte. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1994.

7) Dizard, Wilson P. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

8) Doty, Dorothy I. Divulgação Jornalística & Relações Públicas. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1995.

9) Dreifuss, René Armand. A época das perplexidades. 2ª ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1997.

10) Ferreira, Ademir Antonio e outros. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo, Pioneira, 1997.

11) Giangrande, Vera e Figueiredo, Carlos. O cliente tem mais do que razão. São Paulo, Editora Gente, 1997.

12) Lesly, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995.

13) McKenna, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1993.

14) McKenna, Regis, Competindo em tempo real. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

15) Morgan, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

16) Motta, Fernandes C. Prestes e Caldas, Miguel P. (org). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.

17) Nonaka, Kujiro e Takeuchi, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

18) Ortiz, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo, Olho d´Água, 1995.

19) Popcorn, Faith e Marigold, Lys. Click. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

20) Sobreira, Geraldo. Como lidar com os jornalistas. São Paulo, Geração Editorial, 1993.

21) Srour, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

22) Stewart, Thomas A. Capital intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro, Campus Editora, 1998.

23) Susskind, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

24) Susskind, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

25) Trompenaars, Fons. Nas ondas da cultura. São Paulo, Educator, 1994.

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